segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Violência assusta Luciano Huck (coitado!)

Hoje de manhã me deparei com um artigo do Luciano Huck publicado na Folha de S. Paulo com o título “Pensamentos quase póstumos”. Nada mais que uma lamentação após um assaltado à mão armada no Jardins, em que a vítima foi ele, um homem que passa o dia “pensando em como deixar as pessoas mais felizes e como tentar fazer este país mais bacana”.
Luciano é apenas uma voz entre as que se erguem, indignadas, das classes mais altas, cujo maior eco está no movimento burguês Cansei. Elas gritam porque a criminalidade está deixando a periferia e invadindo seu território. Palavras do próprio Huck comprovam o quanto isso é incômodo: “Desculpem o desabafo, mas hoje amanheci um cidadão envergonhado de ser paulistano, um brasileiro humilhado por um calibre 38 e um homem que correu o risco de não ver os seus filhos crescerem por causa de um relógio”.
Caro Luciano, você se sentiu como um morador da periferia se sente todos os dias. E ainda quis se eximir da sua parcela de culpa nessa situação alegando pagar seus impostos e dirigir uma ong. A sua mensagem ficou bem clara nas entrelinhas: “Eu pago meus impostos para que o governo mantenha os pobres onde estão e presido uma ong para que eles se contentem com o que têm e não venham tomar o que é meu”.
Você não passa de um riquinho para quem os pobres são como animaizinhos, com quem é legal brincar às vezes e depois rumar para a casa grande e confortável, enquanto eles ficam do lado de fora, em suas casinhas. Animaizinhos que podem ser domesticados e mantidos à distância. Tenho pena de você.

5 comentários:

Tainá disse...

é melhor eu não me pronunciar a respeito. Ainda sou do tipo de gente que pensa, é melhor um fazendo o seu melhor (por pior q isso pareça aos olhos alheios) do que um bando de encostado que só reclama e espera tudo cair do céu, ou de brasília.

Anônimo disse...

Deveria ter morrido

Bruno Maçano disse...

"Por quê? Por causa de um relógio."
Huck

"Um Rolex. De valor suficiente para alimentar uma família numerosa durante uns 2 anos. Uma tonelada de feijão condensada no seu pulso para mostrar o quanto você é mais bem sucedido que os outros."
Mr. Manson [cocadaboa]

http://www.cocadaboa.com/2007/10/perdeu_preiboi.php

e concordo com o anônimo aí de cima.

evao do caminhao disse...

deve ser estranho qdo eles saem da redoma global e se deparam com a realidade

Anônimo disse...

Como sempre, discordo totalmente de vc... rsrsrs. Rico não pode reclamar, se indignar? Ser rico não é pecado.

Todos nós pagamos impostos, aliás altíssimos, para que o governo faça o seu trabalho, para que o estado ofereça os cuidados básicos para uma vida digna para todos os brasileiros. E dizer que quem mantem uma ONG é para "para que os pobres se contentem com o que têm e não venham tomar o que é meu" é muita, muita, muita injustiça...

Ter rolex não é pecado, ser rico não é pecado. Acho um saco essa ditadura da pobreza aqui no Brasil se vc não é pobre e sofrido é um fdp, filme brasileiro só pode ser sobre miséria, quem não passa fome não pode se indignar... o que é isso??

O problema não são os ricos, são os brasileiros. De todas as classes...